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O QUE SÃO PROMOÇÕES COMERCIAIS?

Criado: 12 Dez 2017 

Somos impactados constantemente com Promoções Comerciais e muitas vezes não nos damos conta da sua relevância para as marcas ou a estrutura necessária para alcançar os objetivos dessa estratégia.

Promoção Comercial, em caráter não monetário, tem o intuito de realizar promoção de vendas. Isto significa que esse tipo de campanha não tem impacto direto no preço original do produto/serviço promocionado, já que ela visa promover a imagem da marca e, através da estratégia, incrementar as vendas.

Através de ações planejadas, há diferentes caminhos possíveis para realizar Promoções Comerciais como concursos, sorteios, vales-brindes e assemelhados. É importante conhecimento das possibilidades para buscar aquela mais adequada ao objetivo da marca e que se torne mais efetiva ao público que se quer atingir.

Podem obter autorização para realizar promoções, as empresas que exerçam atividade industrial, comercial ou de compra e venda de bens imóveis, além de instituições de caráter filantrópico. Atualmente a autorização e fiscalização está a cargo da Caixa Econômica Federal – Centralizado. Ou seja, a confiabilidade da promoção se dá por meio da existência do número de Certificação da Caixa.

A Promoção Comercial promove o engajamento do consumidor com a marca, e o mercado exige cada vez mais ações competitivas para promover esta comunicação. É neste ponto que "entram " as agências de Live Marketing. Estas são responsáveis por integrar as ações estratégicas através dos canais disponíveis (mídias em redes sociais, aplicativos para smartphones, dentre outros). Ou seja, são agências especializadas em diversificar os meios de comunicação com atividades, muitas vezes realizadas em tempo real. O live marketing compreende todas as ações ou campanhas, onde há relação direta entre consumidor e produto, serviço ou marca.

Quando uma marca opta pela realização de Promoção Comercial, ela está provocando experiências que impactam na venda. Mas, vai além, pois o resultado de uma boa execução vai gerar valor agregado - um excelente diferencial competitivo

CONHECENDO AS MODALIDADES DE PROMOÇÕES

Você já sabe da importância da Promoção Comercial, mas é importante também conhecer todas as possibilidades para escolher aquela que atenda aos objetivos da marca. A escolha do melhor formato sempre depende da intenção da promoção e a escolha do canal que melhor impacta o consumidor, ou melhor, o público-alvo.

São três modalidades de promoções comerciais previstas na legislação: Concurso, Sorteio e Vale-Brinde. E, além desses, existem ainda os assemelhados. Entenda cada uma das modalidades:

CONCURSO

Esta promoção comercial ocorre mediante concurso de previsões, cálculos, testes de inteligência, seleção de predicados ou competição de qualquer natureza. Exige-se que se garanta pluralidade de concorrentes e uniformidade nas condições de competição.

O concurso pode ser ainda CULTURAL - que não necessita de autorização. Isto não significa que será necessário elaborar um regulamento. Para estes concursos, não pode haver vinculação com vendas. De acordo com a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Fazenda, órgãos que autorizam promoções comerciais, os concursos culturais deverão ser exclusivamente cultural. Nesse sentido uma campanha cultural não pode trazer nenhum resultado comercial ou financeiro para a empresa.

SORTEIO

Nesta modalidade são emitidos, em séries de no máximo cem mil números, elementos sorteáveis numerados. Estes são distribuídos concomitante, aleatória e equitativamente e os contemplados são definidos com base nos resultados das extrações da Loteria Federal ou com a combinação de números desses resultados. A premiação deve ser idêntica para cada série, caso haja mais de uma para um mesmo período de participação.

VALE-BRINDE

É o tipo de promoção comercial onde a contemplação é instantânea. O brinde é vinculado ao produto, seja dentro ou envolto (desde que atenda às normas prescritas de saúde pública e de controle de pesos e medidas). Mas, também se admite a distribuição do brinde por outras formas, desde que seja possível a identificação do prêmio no ato, seja por meio de texto ou símbolos e cumprindo todos os requisitos constantes nos arts. 23 e 24 do Decreto nº 70.951, de 1972.

Simples, não é? Mas eu citei que temos também os chamados ASSEMELHADOS. O que seria exatamente isso?

MODALIDADE ASSEMELHADA

Trata-se de uma combinação de fatores específicos das modalidades já apresentadas, mas preservando suas características básicas, como meio de habilitar concorrentes e apurar os ganhadores:

1 - Assemelhada a Concurso – baseia-se em um concurso onde há empate entre os participantes que cumpriram os requisitos da promoção. Nestes casos, admite-se o desempate com apuração aleatória entre os cupons para definição do contemplado.

2 - Assemelhada a Sorteio – nesta mecânica podem ser utilizadas várias séries concomitantes, com 100 mil números cada. Desse modo, no total, somando-se todas as séries concomitantes para um mesmo período, existirão mais do que 100 mil números. Ainda, se a mecânica utilizar várias séries concomitantes, elas poderão ser interpoladas, caracterizando-se séries especiais e, com isso, não necessitando de um prêmio idêntico por série inicial, visto que cada conjunto de séries iniciais comporiam séries especiais (estas sim cada uma com um prêmio idêntico).

3 - Assemelhada a Vale-brinde – modalidade na qual a forma de contemplação é instantânea, porém, nem todos os elementos de participação correspondem a um brinde.

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